Como saber, de forma simples, se minhas instalações de PDA estão dentro da norma?

Atualizado: 11 de mar. de 2020

As instalações de PDA (Proteção contra Descargas Atmosféricas) devem obedecer às exigências da norma NBR5419/2015 (versão corrigida 2018). Todos os parâmetros e anexos dessa norma devem ser atendidos.

Além disso, existem normas complementares como a NR10, NR35, NBR5410 e regulamentações do CREA e CONFEA que precisam ser observadas.

Parece muita coisa não é mesmo?

Mas é possível verificar em alguns passos simples se suas instalações estão dentro dessas normas ou precisam ser adequadas.


VAMOS LÁ

Primeiro passo: saber se você tem todas as documentações exigidas. Que são:


Gerenciamento de risco

Esse documento determina se a edificação necessita de sistema de PDA e quais as proteções devem ser instaladas ou adequadas.


Projeto e memorial descritivo

É o desenho em escala das instalações do sistema de PDA. Nele são apresentados os locais onde são instaladas cada parte do sistema.


O Laudo de PDA

Nesse documento temos as especificações do sistema instalado, condições de manutenção, com a descrição da estrutura, medições e fotos.


ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)

É o documento emitido pelo CREA garantindo a capacidade e responsabilidade técnica do profissional de engenharia regulamentado.


Próximo passo: entender como um laudo deve ser elaborado.


A elaboração de um laudo de PDA segue as seguintes etapas:

1) Verificar no projeto se foi solicitado instalação de DPS e se estão instalados com os parâmetros adequados (classe I e II) e em funcionamento.

2) Verificar o nível de proteção do SPDA determinado no gerenciamento de risco

3) Verificar se o captor Franklin protege toda a cobertura (telhado)

4) Verificar se a malha da gaiola de Faraday está com espaçamentos dos quadrantes instalados corretos e se o anel de aterramento existe

5) Verificar se os materiais instalados são corretos e estão em boas condições, sem rompimentos, corrosões ou se estão frouxos ou quebrados

6) Verificar a validação das medições de aterramento e continuidade no laudo para garantir a funcionalidade do sistema


É fundamental sempre verificar as conexões por onde são feitas as ligações do sistema.


Conexões bem conservadas mantém a resistência do sistema sempre baixa para fluir a corrente elétrica a terra.


Se o seu sistema atende a esses requisitos então você está dentro das normas. Mas caso ainda não conseguiu identificar algum item e acha que precisa de um profissional qualificado para avaliação ou tem alguma dúvida entre em contato.


Me manda uma mensagem no WhatsApp (11) 93226-0739, ou entre em nosso site www.sprinstalacoes.com, será um prazer te ajudar!


#Pararaios #Eletrica #SPDA #PDA #AdequacoesEletricas #Laudos #Atestados #NBR5419

31 visualizações0 comentário